quarta-feira, 1 de abril de 2015

Páscoa

O que é Páscoa?



        A Páscoa é a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa está inserida na Semana Santa, onde na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus, e no "Domingo de Páscoa" se celebra Ressurreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.

        A Páscoa é celebrada em vários países. Na Espanha, chamam a data de Pascua, na Itália, chamam de Pasqua e, na França, de Pâques. Para os judeus, a Páscoa (Pessach) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu, do cativeiro no Egito. As festividades começavam na tarde do dia 14 do mês lunar de Nisan. Era servida uma refeição semelhante a que os hebreus fizeram ao sair apressadamente do Egito.


Principais símbolos da Páscoa

 

        Um dos símbolos da Páscoa é o coelho. O animal tornou-se símbolo, porque, em tempos antigos, a celebração era no fim do inverno e no início da primavera, quando os animais apareciam nos campos, com seus filhotes, era a época da fertilidade.
        O ovo, símbolo da Páscoa, representa o começo da vida. Diversos povos tinham como hábito presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa passagem para uma vida feliz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário